quarta-feira, 13 de abril de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

Existem meios de reaproveitar resíduos orgânicos?

Os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados para compostagem, ou seja, para um local onde a decomposição será devidamente monitorada, para que esses resíduos depois de decompostos, possam ser utilizados como adubo. Salienta-se que os resíduos orgânicos só devem ser utilizados como fertilizantes após terem sido totalmente decompostos, quer dizer, depois que tenham se transformado em húmus, pois com esse processo não se corre o risco de utilizar fertilizantes que gerem chorume.
Sem Dúvida a compostagem é uma excelente alternativa para a destinação de resíduos orgânicos, pois possibilita o aumento da vida útil dos aterros, bem como a possibilidade de angariar recursos financeiros com a venda de adubos.
A geração de adubo orgânico não se restringe as propriedades rurais, pode ser feita em qualquer casa ou apartamento. Para isto, basta o acondicionamento dos resíduos em local que receba luz, calor, pouca umidade, oxigênio e que seja completamente vedado, para que não haja o vazamento de líquido pelo recipiente. O ideal é mexer o material de dois em dois dias até que o mesmo esteja totalmente decomposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário