segunda-feira, 18 de abril de 2011

Em busca de uma globalização perfeita

           A globalização é o processo pelo qual ocorre um estreitamento das relações econômicas entre países. Este novo conceito substituiu os termos transnacionalização ou internacionalização, trata-se da fase mais recente do capitalismo. A extrapolação de barreiras para exportação e importação de mercadorias e os fluxos de capitais, nos dá a impressão de redução do espaço entre países, pois através dos meios de transporte de alta velocidade ocorre o deslocamento de milhões de pessoas e mercadorias de forma muito intensa.
          O mundo globalizado, em seus defeitos e virtudes, é reflexo da modernidade capitalista. A instantaneidade nas transações comerciais, nas compras pela internet, na assimilação de hábitos e costumes diversos, de diversos lugares ao mesmo tempo, tem tornado o mundo cada vez mais parecido, desigual e diferente.
           Se por um lado é possível vender, comprar, namorar, pagar contas, viajar, pesquisar, transferir capital, conhecer pessoas etc, por outro a globalização é responsável pela existência de mais desigualdades, pela invasão de culturas e pela exclusão de povos menos estruturados em aparato tecnológico. Ei, não esqueçamos que muitos destes povos ainda necessitam do básico, água e comida.
          Portanto, imaginar uma globalização perfeita é solicitar de maneira ingênua aos capitalistas que abram mão de seus lucros. Que parem de explorar a mão-de-obra nos países subdesenvolvidos ou emergentes. Ou que tenham pena dos milhões de pessoas que morrem a cada guerra assistida Oriente Médio ou em países extremamente pobres da África. E isso sabemos, nunca irá acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário